Serviços

DFM no Desenvolvimento de Novos Produtos

Grande parte dos custos de produção de uma PCI, estão ligados ao custo de manufatura. Este custo é composto por tempo de processamento da placa em linha, insumos consumidos para montagem, pagamento de mão de obra direta envolvida, investimento em equipamentos e etc.

A composição destas linhas do custo de manufatura, é tanto maior, quanto a dificuldade em executá-lo, como por exemplo:

  • Se minha PCI projetada, possui um componente que necessita passar por processos de soldagem manuais e não permitem soldagem automatizada, meu tempo de processamento é muito maior.
  • Se minha PCI projetada, exige retoque de solda após passar por um processo tradicional de SMT ou PTH, estou incidindo em mais uma mão de obra direta e mais tempo de processamento.

Estes são dois exemplos simples, de situações corriqueiras na produção, que são determinadas pelas características de desenho do produto.

Com a análise de DFM feita na fase correta, ou seja, na concepção do produto, estes custos podem ser eliminados na fase de produção.

Pensando nisso, a Engelet Eletronica oferece o suporte adequado, para desenvolver placas eletrônicas em acordo com as boas práticas de montagem da indústria eletroeletrônica.